1 de julho de 2009

NOVO ARCEBISBO PARA RECIFE E OLINDA

Dom Fernando fala já como subsituto de Dom José
Dom Antônio Fernando Saburido, anunciado hoje como novo Arcebispo do Recife e de Olinda, substituto confirmado de Dom José Cardoso Sobrinho. Ele tem 62 anos, é natural do Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB), no ano de 1978. O religioso também foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB e tem como lema episcopal “Segundo a tua palavra”.
Por telefone, da cidade de Sobral, no Ceará, ele falou sobre as suas prioridades na Arquidiocese e sobre as polêmicas envolvendo o atual Arcebispo.
Confira a entrevista concedida ao Diário de Pernambuco:
Como o Sr. soube que seria o substituto de Dom José?Soube no final do mês de maio que tinha sido indicado pelo Papa (Bento XVI). Desde então, venho rezando e refletindo sobre o assunto. Fui consultado e meu nome foi confirmado no dia 17 de junho. Hoje, veio a publicação.A posição era almejada pelo Sr?Não. Estou à serviço da Igreja. Sobral (cidade do Ceará onde é o atual Bispo) está de coração partido, e eu também. A gente cria laços, mas me sinto muito honrado e muito feliz com esta escolha. Gosto muito do Recife (Saburido é natural do Cabo de Santo Agostinho).Quando o Sr. assume o arcebispado?A solenidade acontece no dia 16 de agosto, na data da assunção de Nossa Senhora, que é o dia em que ela subiu aos céus. Há 9 anos, na mesma data, fui ordenado Bispo auxiliar de Olinda e Recife para trabalhar ao lado do então Arcebispo Dom José Cardoso (cargo que ocupou de 2000 a 2005).Que coincidência...Não é coincidência, são os caminhos de Deus.O que muda na Arquidiocese com a chegada so Sr.?Cada pessoa tem a sua cabeça, a sua maneira de trabalhar. Mas não tenho nada programado. Vamos fazer uma assembleia com os padres, com o povo e ver o que é mais urgente, o que Deus está querendo.Qual é a expectativa do Sr. para este desafio?Todas elas, tudo que eu penso foi relatado em uma
carta aberta que enviei a Dom José Cardoso, dirigida a todos os arquidiocesanos, para ser divulgada hoje.Dom José Cardoso Sobrinho foi um bispo que levantou polêmicas no Recife. A mais recente delas envolveu o aborto legal realizado em uma criança de 9 anos, estuprada pelo padrasto, no qual ele se pronunciou contrário ao procedimento e favorável à excomunhão de todos os envolvidos. Como o Sr. se sente o substituindo e qual a posição do Sr. sobre o assunto?Como eu falei, cada cabeça é um mundo. Eu respeito muito Dom José Cardoso. Ele faz as coisas com responsabilidade e conhecimento do Direito Canônico. Mas eu sou mais pastoral. Eu deixaria de lado a política canônica e ficaria do lado da defesa da vida. Eu não gostaria, no entanto, de me aprofundar neste assunto.Quais são as suas prioridades como Arcebispo?Quem guia a Igreja é o Espírito Santo. Vou conversar com o povo de Deus.
Intrevista concedida a Patrícia Fonseca.
Recife, 01 de Julho de 2009

Nenhum comentário: