CNBB NOTICIAS

Boletim Diário da CNBB - 19/01/2012


REFLEXÃO

O evangelho de hoje é uma continuação dos evangelhos anteriores e nos mostra que, se por um lado, as autoridades religiosas da época de Jesus não concordavam com o seu modo de agir e com os seus ensinamentos, por outro lado, a multidão cada vez mais aderia aos seus ensinamentos e procurava em Jesus a solução para os seus problemas, naturais ou espirituais. A visão institucionalizada da fé é importante porque nos ajuda a viver comunitariamente o nosso relacionamento com Deus, mas pode ser perigosa enquanto pode submeter o próprio Deus aos critérios da razão humana ou legitimar, em nome de Deus, relacionamentos e costumes meramente humanos que podem até ser opressores e excludentes.

COMEMORAÇÕES

 Nascimento 
•Dom Moacyr Grechi, OSM, Arcebispo Emérito de Porto Velho - RO
•Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito de Blumenau - SC

 Ordenação Presbiteral 
•Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, Bispo Auxiliar de Campo Grande - MS

NOTÍCIAS
•Simpósio internacional promove combate à pedofilia
•Mostra em Roma expõe documentos inéditos sobre o Concílio Vaticano II
•Vaticano anuncia apresentação da Mensagem do Papa para a Jornada Mundial das Comunicações
•CEFEP realiza 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos

Simpósio internacional promove combate à pedofilia


“Em direção à cura e à renovação”, é o título do Simpósio Internacional promovido pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o qual vai abordar a temática do abuso sexual por membros da Igreja. O objetivo desse encontro é renovar o empenho da Instituição Católica contra esse tipo de crime.

Dos dias 6 a 9 de fevereiro, bispos e superiores gerais das ordens religiosas de todo o mundo estarão reunidos na capital italiana para discutir a proteção das crianças e das pessoas mais vulneráveis aos abusos sexuais. A conferência será uma ocasião para a troca de informações sobre os recursos disponíveis, a nível global, para reagir ao fenômeno tanto na Igreja quanto na sociedade em geral.
 
Os debates terão como base a Circular difundida em maio do ano passado pela Congregação para a Doutrina da Fé, na qual foi solicitado a todas as dioceses do mundo que fossem estabelecidos “procedimentos adequados para fornecer assistência às vítimas de tais abusos e para educar a comunidade eclesiástica sobre o tema da proteção dos menores”.
 
Estão convidados para palestrar especialistas de diversas áreas, como psicologia, direito canônico, teologia e ministério pastoral.

--------------------------------------------------------------------------------

Mostra em Roma expõe documentos inéditos sobre o Concílio Vaticano II


O Concílio Ecumênico Vaticano II e a Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Este é o tema da mostra (Sanctus Paulus extramoenia et Concilium Oecumenicum Vaticanum II) que será aberta na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, na Pinacoteca desta Basílica, onde em 25 de janeiro de 1959 o Concílio foi anunciado pelo Papa João XXIII.

Nesse mesmo dia, Bento XVI presidirá nesta Basílica a celebração ecumênica das vésperas, na conclusão da Semana de Oração pela Unidas dos Cristãos, no dia da festa da conversão de São Paulo.
 
"Justamente para recordar os 53 anos daquele dia 25 de janeiro, decidiu-se dar uma contribuição substanciosa para reviver a essência e a atualidade do Concílio no local onde ele foi anunciado", explicou o Cardeal Francesco Monterisi, Arcipreste da Basílica.
 
A mostra permanecerá aberta até o encerramento do Ano da Fé (que tem início em outubro de 2012 e vai até novembro de 2013), como suporte à decisão do papa de celebrar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, no espírito da carta apostólica Porta fidei de 11 de outubro passado.
 
Na mostra, serão expostos textos autógrafos dos discursos preparados por João XXIII para o anúncio do Concílio e para a sua abertura, em 11 de outubro de 1962, na Basílica Vaticana. Será exposto também o "passaporte de serviço para o exterior" concedido em 1963 a Karol Wojty?a — com a assinatura do então Substituto da Secretaria de Estado, Angelo Dell’Acqua —, que permitiu ao futuro Papa de participar do Concílio. Naqueles anos, o governo polonês chegou a negar o passaporte ao Primaz da Polônia, Cardeal Stefan Wyszy?ski.
 
Também poderão ser apreciados moedas, medalhas e selos daquele período, assim como paramentos e objetos litúrgicos. Já a Rádio Vaticano forneceu o áudio para a realização de um vídeo de cerca de 15 minutos com imagens de João XXIII e dos participantes do Concílio.

--------------------------------------------------------------------------------

Vaticano anuncia apresentação da Mensagem do Papa para a Jornada Mundial das Comunicações


Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais  da Santa Sé, vai apresentar, no dia 24 de janeiro, a mensagem de Bento XVI para o 46.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano dedicada ao tema 'Silêncio e Palavra: caminho de evangelização'.

O documento, com versão portuguesa, será divulgado em coletiva de imprensa e o tema para a celebração de 2012, que se assinala a 20 de maio, tinha sido divulgado pelo Vaticano em setembro de 2011.
 
Na época, o arcebispo italiano disse que a escolha de Bento XVI é um "desafio" para todos e que a Igreja "deve ajudar a recuperar uma dimensão humana profunda da comunicação". D. Claudio Celli lembrou então a realização do Sínodo de Bispos, em outubro deste ano, que tem como tema 'A nova evangelização para a transmissão da fé cristã'.
 
"Evangelizar é anunciar a palavra, no contexto de hoje, ao homem de hoje, o que exige escuta, não só de quem recebe a mensagem, mas também de quem a propõe", observou o prelado, pedindo atenção aos "grandes temas da solidão, das dificuldades da vida, da falta de sentido, do afastamento dos grandes valores".
 
A mensagem do Papa vai ser conhecida, como é tradição, na festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. A celebração Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única do gênero a ser instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto 'Inter Mirifica', 1963).

--------------------------------------------------------------------------------

CEFEP realiza 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos


Com o objetivo de proporcionar a cristãos leigos competência e habilitação para agir no campo da Política, o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) está desenvolvendo a 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas. O evento acontece no Centro Cultural Missionário, em Brasília, e oferece às lideranças de movimentos eclesiais e sociais de todo país, conhecimento na atuação na construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Na abertura do evento, dia 15, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom frei Severino Clasen, por meio de uma mensagem, manifestou sua esperança no avanço do laicato na responsabilidade de cuidar “cristãmente” do povo. “Com o curso do CEFEP, procuramos ser multiplicadores dos ensinamentos com simplicidade, humildade, e gesto nobre de doação para que no mundo político, cessem os escândalos, as corrupções e a ânsia do enriquecimento e sede do poder pelo poder, atrapalhando a administração da nação”, disse.
 
Os destinatários do curso são pessoas atuantes com identidade cristã de vivência e participação, ou seja, são lideranças nas comunidades, nas Pastorais Sociais, nos Movimentos e Organizações, e que já assumem ou pretendem assumir cargos em instâncias partidárias. O secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política, padre Ernanne Pinheiro, falou da importância do curso para a sociedade. “Aqui formamos cristãos para a missão política, para atuar e formar uma mentalidade social cristã no país”, afirmou.
 
Sônia Gomes de Oliveira, de Montes Claros (MG), é um exemplo de militância. Ela é vice-presidente do Conselho de Leigos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), e coordenadora da Escola Arquidiocesana de Fé e Política. Para ela, é essencial buscar capacitação nas áreas que atua. “Ao receber essa formação nós podemos levar e estendê-la a atuação dos leigos, em sintonia com as Diretrizes que a Igreja propõe”, explicou.
 
O curso também é voltado para quem ocupa cargos políticas, como o participante e vice-prefeito de Santa Bárbara (GO), Leonardo José de Paula. “A política essencial que deve ser praticada por todos visando o bem comum, está profundamente ligada aos valores cristãos, esse encontro vem fortalecer esses valores para que possamos atuar como agentes transformadores na política, como cristãos”, destaca.
 
O curso é composto por três eixos: Curso Nacional de Formação Política; Rede de Assessores; Articulação das Escolas Locais de Fé e Política. Com duração total de um ano meio, os participantes recebem um certificado de especialização após cumprir três etapas: a primeira e a segunda, presenciais, com 15 dias e carga horária de 90 horas, e a terceira, educação à distância, com 180 horas.
 
Antônio Cirilo Borges, da diocese do Macapá (AM), é um dos participantes do curso. Ele destaca que seu objetivo é levar o conhecimento para sua região. “Queremos levar esse conhecimento para nossa diocese, com o intuito de reformular, reimplantar e revitalizar a nossa Escola de Fé e Política, para que o leigo tenha mais conhecimento sobre seu papel de ser Igreja no coração do mundo”, disse.
 
O Brasil vive um momento de transformações aceleradas. Com as constantes transformações do complexo mundo globalizado, os cristãos são chamados a exercer sua missão de protagonistas. Com esse cenário, torna-se importante investir na formação dos evangelizadores para torná-los aptos a influenciar na construção de uma nova cultura política. “É uma maneira sublime do exercício da caridade”, definiu o padre Ernanne.

--------------------------------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa da CNBB
 SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
 E-mail: imprensa@cnbb.org.br
 Site: http://www.cnbb.org.br
 Tel.: (61) 2103-8313
 Fax: (61) 2103-8303 
Boletim Diário da CNBB - 18/01/2012

REFLEXÃO

A vivência legalista e proibitiva da religião é uma das maiores manifestações da dureza de coração que pode acontecer na vida das pessoas. Quando isso acontece, as pessoas não são capazes de descobrir os valores que devem marcar o nosso relacionamento entre nós mesmos e entre nós e o próprio Deus, e a religião acaba por se tornar um mero cumprimento de obrigações e de ritos, numa verdadeira bruxaria. Esta forma de religião acaba por ter como um dos seus principais fundamentos a relação de poder, o autoritarismo e a estratificação social a partir da fé das pessoas. É por isso que as autoridades do tempo de Jesus procuram descobrir a maneira como haveriam de matá-lo.

COMEMORAÇÕES

 Nascimento 
•Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju - SE
•Dom Alfredo Schaffler, Bispo de Parnaíba - PI

 Ordenação Presbiteral 
•Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, Bispo de Teófilo Otoni - MG
•Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo de Eunápolis - BA
•Dom Luciano José Cabral Duarte, Arcebispo Emérito de Aracaju - SE
•Dom José Francisco Falcão de Barros, Bispo Auxiliar do Ordinário Militar do Brasil

NOTÍCIAS
•Aplicativo “Siga a Cruz” mostra em tempo real a peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo país
•Jovens criam site “Catecismo Jovem” e são parabenizados por dom Odilo Pedro Scherer
•Cidade de Aparecida recebe o 1º Congresso Nacional da OSIB
•Jornal Observatório Diocesano será lançado na Solenidade de Pentecostes
•Arquidiocese de Goiânia inaugura Centro Vocacional João Paulo II
•Atividades da Assembleia do Povo de Deus, em Belo Horizonte, começam em fevereiro

Aplicativo “Siga a Cruz” mostra em tempo real a peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo país


A Comissão organizadora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013 comunicou que está disponível para download o aplicativo “Siga a Cruz”, uma ferramenta oficial da JMJ que irá possibilitar, pelo celular ou tablet, acompanhar passo a passo o trajeto dos Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o     Ícone de Nossa Senhora, pelo Brasil.

A ferramenta é gratuita e foi desenvolvida pelo departamento de Tecnologia da Informação da Comunidade Canção Nova, a pedido da Comissão JMJ RIO2013. O aplicativo pode ser adquirido, inicialmente, pelos usuários de dispositivos iPhone, iPad e iPod.
 
Em breve, será lançada também a versão para Tablets e Smartphones com a plataforma Android. A ferramenta tem como objetivo exibir de forma dinâmica, por meio de um mapa com recurso de geolocalização, o trajeto percorrido pelos Símbolos da JMJ. Os usuários também poderão interagir com seus amigos via Twitter e Facebook, traçar rotas detalhadas para o local onde se encontra a Cruz e acessar galerias exclusivas de fotos.
 
Baixe o aplicativo direto da página oficial da JMJ RIO2013, clicando aqui.

--------------------------------------------------------------------------------

Jovens criam site “Catecismo Jovem” e são parabenizados por dom Odilo Pedro Scherer


Cinco seminaristas da arquidiocese de Florianópolis (SC), ao ter o primeiro contato com o YouCat (site católico que os jovens de todo o mundo comunicam criativamente sobre a sua fé), pensaram e desenvolveram o site “catecismojovem.com.br”, que busca convergir as redes sociais (blog, twitter, facebook) e espaços do Catecismo Jovem, já utilizados.

“Para a criação desse site, nós nos inspiramos em algumas palavras do Santo Padre, o papa Bento XVI, no ato de lançamento do Youcat, como por exemplo, quando o papa diz que devemos formar grupos de estudo nas redes sociais. ‘Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé’, disse o papa. Então, atendendo a este convite e ordem do Papa, resolveram criar um blog, twitter, facebook e orkut, para divulgar e motivar estudos do Catecismo Jovem na internet, e incluir tudo numa só página, foi aí que surgiu o Catecismo Jovem”, disso um dos criadores do site, Guilherme Pontes.
 
O projeto se expandiu rapidamente pela internet e atualmente conta com 40 colaboradores de todo o Brasil, que auxiliam na divulgação de matérias, na produção dos conteúdos e na parte operacional das redes sociais.
 
O blog trás diariamente temas de formação, baseados no YouCat. Já o site, traz matérias sobre a utilização do YouCat, informações sobre a Igreja, além de todas as redes sociais do projeto.
 
O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, enviou uma mensagem aos seminaristas, parabenizando pelo trabalho desenvolvido. Disse o arcebispo: “Parabéns turma do Catecismo Jovem. Gosto do que vocês fazem. Continuem firmes! A boa semente, um dia, brotará”, afirmou dom Odilo Scherer por meio de seu twitter.
 
Outras informações estão disponíveis no site www.catecismojovem.com.br

--------------------------------------------------------------------------------

Cidade de Aparecida recebe o 1º Congresso Nacional da OSIB


O 1º Congresso Nacional das Organizações dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) está sendo realizado, dos dias 17 a 21 de janeiro, em Aparecida (SP), no Seminário Santo Afonso. O objetivo deste encontro é celebrar e apresentar de forma oficial as novas diretrizes da formação presbiteral da Igreja no Brasil.

Durante esta semana os congressistas irão debater o tema “Luzes e Esperanças no processo formativo da Igreja no Brasil”. O evento conta ainda com a participação do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner.
 
Na abertura do congresso houve uma apresentação oficial das novas diretrizes, e logo depois, a apresentação sobre os desafios da formação presbiteral no Brasil hoje.
 
Uma das missões do congresso da OSIB é conscientizar os participantes sobre as necessidades de trabalhar com mais intensidade as vocações sacerdotais e religiosas. Neste Congresso também elegerá o novo presidente da organização, que atualmente é coordenada pelo padre Paulo Bosi Dal'Bó.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal Observatório Diocesano será lançado na Solenidade de Pentecostes


A diocese de Barretos (SP), no dia 27 de maio, Solenidade de Pentecostes, dará início ao Ano Jubilar de seus 40 anos de criação. Várias ações e eventos serão realizados para marcar o jubileu, como o lançamento do Observatório Diocesano, jornal comemorativo que irá noticiar as atividades diocesanas e resgatar brevemente a história do bispado e da Igreja Católica ao longo desses anos.

Na quarta-feira, 11, foi realizada a primeira reunião de pauta com a equipe, que escolheu o nome do jornal e o número de edições. Serão sete edições bimestrais, de maio de 2012 a maio de 2013. O assessor de comunicação da diocese, Milton Figueiredo, e o padre Thiago Faccini, que é o diretor do jornal, manifestaram o desejo de que a equipe se mantenha após o término do Ano Jubilar e que o Observatório Diocesano se fortaleça e que continue sendo um instrumento de comunicação a serviço da evangelização diocesana. Nesses 40 anos, o bispado de Barretos contou com dois jornais diocesanos, “A Voz Diocesana” e “Diocese em Ação”.
 
A equipe é formada pelos jornalistas Fabiola Correia, Leandro Joaquim, Rinaldo Filho, William Pirola, Matheus Silva e Milton Figueiredo. A direção é do padre Thiago Faccini que é o coordenador da Comissão dos Festejos dos 40 anos.
 
No dia 14 de abril de 1973 a diocese de Barretos foi eregida pelo então papa Paulo VI e teve como primeiro bispo dom José de Mattos Pereira, que faleceu três anos depois.
 
Concurso
 
Na próxima terça-feira, 24, Festa de São Francisco de Sales, durante a Missa dos Jornalistas na Catedral do Divino Espírito Santo em Barretos, às 07h00, será realizado pelo bispo diocesano, Dom Edmilson Caetano, o lançamento de concursos culturais, com premiação, para a escolha do Hino Jubilar dos 40 anos da Diocese de Barretos e do Brasão Diocesano. Os concursos fazem parte das festividades do Ano Jubilar do bispado que tem como tema e lema “Diocese de Barretos: 40 anos de Vida e Missão – Ontem, hoje e sempre no Caminho da Fé”.
 
O concurso do Hino será para letra e música podendo haver parceria de letristas e músicos. O hino, antes de tudo, deverá primar por uma linguagem poética que traduza a presença da Igreja no progresso de Barretos e das demais 12 cidades que compõem a diocese, suas paróquias e comunidades, nesses 40 anos de Missão, com características bíblico-teológicas e pastorais.
 
O Brasão deve identificar o bispado como uma instituição religiosa, reconhecida pela sua importância para a fé e a vida pastoral dos fiéis dos 13 municípios que compõem a Igreja Particular e, ainda, deverá orientar-se pelos princípios da heráldica inspirando-se em fatos históricos, culturais e religiosos relacionados ao contexto missionário.
 
Podem participar dos Concursos Culturais qualquer pessoa, duplas, trios ou grupos, apresentando-se por pseudônimo, desde que não faça parte das comissões organizadoras dos concursos ou membros da Comissão Julgadora. O edital dos concursos estará disponível no site da diocese.
 
O bispado de Barretos foi criado em 14 de abril de 1973 pelo então Papa Paulo VI. O padroeiro diocesano é o Divino Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, comemorado na Solenidade de Pentecostes. A Igreja particular de Barretos tem 23 paróquias em 13 municípios divididos em três Regiões Pastorais (Barretos, Olímpia, Colina e Guaíra). O Ano Jubilar será aberto oficialmente pelo bispo diocesano, Dom Edmilson Caetano, no dia 27 de maio, Solenidade de Pentecostes, durante a Missa da Unidade Diocesana na igreja matriz da Paróquia São Benedito.

--------------------------------------------------------------------------------

Arquidiocese de Goiânia inaugura Centro Vocacional João Paulo II


Uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia Dom Washington Cruz marcou a inauguração do Centro Vocacional Arquidiocesano Beato João Paulo II. O evento, que ocorreu no último dia 15 de janeiro, foi acompanhado pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Waldemar Passini, e pelos nove jovens que serão acolhidos no local, por seus familiares e amigos.

Os novos seminaristas tem entre 14 e 17 anos e vem de diferentes paróquias da Arquidiocese. Eles irão concluir o ensino médio em um colégio da capital e no centro vocacional receberão a formação preparatória de estudos e oração rumo ao sacerdócio. O responsável pela nova casa de formação será o Padre Luiz Henrique Brandão de Figueiredo, que chegará a Goiânia no final do mês depois de uma temporada de estudos em Roma. Até lá, o formador do Seminário Propedêutico Santa Cruz, Padre José Luiz da Silva, acompanhará estes jovens.
 
De acordo com Dom Waldemar, o Centro Vocacional já era um espaço de acolhimento de diversos jovens em encontros especiais, mas que a partir de agora passa a ter um grupo que vai residir no local. A intenção é proporcionar um aprofundamento da experiência do discipulado. “Desta forma, poderão crescer numa resposta livre, positiva e integral ao chamado do Senhor”, afirma o bispo. Para ele, o novo projeto é sinal da esperança da Arquidiocese na nova evangelização. “Depositamos uma grande esperança que no futuro nossa Igreja tenha numerosos padres, que de mãos dadas aos diáconos, religiosos, religiosas e leigos, possam promover a nova evangelização na Arquidiocese”.

--------------------------------------------------------------------------------

Atividades da Assembleia do Povo de Deus, em Belo Horizonte, começam em fevereiro


A arquidiocese de Belo Horizonte (MG) inicia o processo da 4ª Assembleia do Povo de Deus, em plena celebração do jubileu de Ouro do maior evento eclesial do século 20: os cinquenta anos do Concílio Vaticano II. A ideia central do Concílio foi a de preparar a Igreja para a era da modernidade global, com o objetivo de abrir novos canais de diálogo com o mundo contemporâneo, de modo a renovar as estruturas eclesiais e possibilitar uma nova dinâmica para o testemunho de Cristo e o anúncio do Evangelho.

A 4ª Assembleia do Povo de Deus, da arquidiocese de Belo Horizonte, acontece justamente neste momento de reflexão sobre o Concílio Vaticano II que, durante sua trajetória de meio século, foi marcado pelas grandes e importantes transformações ocorridas no mundo, com impactos em toda a sociedade. Segundo o vigário episcopal para a Ação Pastoral, padre Aureo Freitas, “o espírito do Concílio se resume nas seguintes ideias: renovação, adaptação e inculturação, descentralização, comunhão, serviço e participação e diálogo com a sociedade.
 
Além da referência ao CV II, a Assembleia do Povo de Deus acontece dentro dos princípios da Igreja, considerando as Assembleias como uma expressão de comunhão, colegialidade e corresponsabilidade pastoral. Fundamento sempre presente nas Assembleias realizadas pelas várias instâncias da arquidiocese e, a mais relevante delas, inicia-se justamente com este apelo: colaboração, empenho e esforço de cada um na participação afetiva e efetiva nas diversas e importantes fases da 4ª Assembleia do Povo de Deus.

--------------------------------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa da CNBB
 SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
 E-mail: imprensa@cnbb.org.br
 Site: http://www.cnbb.org.br
 Tel.: (61) 2103-8313
 Fax: (61) 2103-8303 
Boletim Diário da CNBB - 16/01/2012


REFLEXÃO

Em todas as épocas, as pessoas sempre valorizaram as práticas religiosas, e, entre essas práticas, o jejum. Na época de Jesus, não era diferente. Por isso, os fariseus procuram Jesus e o questionam sobre a prática do jejum por parte dele e dos seus discípulos. Jesus nos mostra que as práticas religiosas só têm sentido enquanto são manifestações do relacionamento que temos com Deus, e que o Novo Testamento apresenta essa grande novidade em relação ao Antigo. Assim, percebemos que Jesus veio nos trazer algo realmente novo, e não apenas colocar rótulos novos nas coisas velhas que já existiam antes da sua vinda ao mundo.

COMEMORAÇÕES

 Nascimento 
•Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo de Tocantinópolis - TO

NOTÍCIAS
•Presidente da CNBB participará de ato a favor do CNJ 
•Dom Lorenzo Baldisseri fala da JMJ RIO2013 e suas expectativas
•2º Curso de Formação para Missionários do Regional Noroeste
•Cáritas planeja ação emergencial nas regiões mais afetadas pelas chuvas
•Diocese de Balsas sedia reunião dos bispos do Regional Nordeste 5

Presidente da CNBB participará de ato a favor do CNJ 


Os presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), jornalista Maurício Azedo, confirmaram as presenças no ato público que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoverá, no próximo dia 31 de janeiro, contra o esvaziamento dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para processar e julgar questões ético-disciplinares envolvendo magistrados.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, considera muito importante a participação dessas entidades parceiras, por meio de seus principais dirigentes, de suma importância para o objetivo do ato público.
 
"OAB, CNBB e ABI, historicamente, sempre empreenderam lutas em favor da redemocratização do país e continuam juntas na afirmação da democracia no Brasil", salientou Ophir. "A presença dessas entidades nesse ato, para além do simbolismo, é também uma reafirmação da importância da unidade de sentimentos e de propósitos que envolvem a sociedade civil brasileira organizada", acrescentou.
 
Tramita no Supremo Tribunal Federal ação ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que questiona os poderes do CNJ para investigar e punir juízes por desvios ético-disciplinares. A expectativa é de que a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) pode ser julgada, no mérito, na volta do recesso, a partir de 1º de fevereiro. No fim do ano passado, o ministro Marco Aurélio Mello, relator da Adin, concedeu liminar à AMB.

--------------------------------------------------------------------------------

Dom Lorenzo Baldisseri fala da JMJ RIO2013 e suas expectativas


O novo Secretário da Congregação para os Bispos, dom Lorenzo Baldisseri, concedeu uma entrevista, na semana passada, para a Rádio Vaticano. Nesta entrevista, dom Lorenzo fala dos preparativos para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013, e de suas expectativas para o grande evento.

“Eu estive presente no momento de lançamento, no início da peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo Brasil, que aconteceu em setembro de 2011, em São Paulo. Foi magnífico. Soube depois que, em poucos dias de peregrinação, mais de 500 mil pessoas haviam acolhido a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, uma coisa extraordinária. Isso mostra o quanto o povo brasileiro está vivendo a preparação da a Jornada Mundial da Juventude”, disse dom Lorenzo Baldisseri, se referindo a peregrinação dos Símbolos por São Paulo, que, somente no Bote Fé, juntou, no Campo de Marta, na capital paulista, mais de 100 mil pessoas, segundo a arquidiocese local.
 
Falando sobre sua expectativa para a participação popular, dom Lorenzo afirmou que o evento superará todas as estimativas. “Eu creio que será um evento tão grande, que superará todas as expectativas. Se em Madri contou com a participação de dois milhões de pessoas, no Brasil será, certamente, quatro ou cinco milhões. Porque não é só o Brasil, com sua população imensa e proporção continental, mas haverá toda a mobilização da América Latina”.
 
Sobre a participação do papa Bento XVI, dom Lorenzo Baldisseri disse que a JMJ de 2013 será “um banho de espiritualidade”, e uma “benção da parte desta Jornada”, para com o povo do Brasil. “Com a presença do Santo Padre, o papa Bento XVI, estamos preparando aqui, sobretudo a arquidiocese do Rio de Janeiro, anfitriã oficial, um grande espetáculo que será um sucesso, dando um entusiasmo, não só aos jovens, que são os atores principais, mas também a todo o povo de Deus. Podemos dizer que a JMJ dará um impulso muito forte a evangelização do país”, finalizou o Secretário da Congregação para os Bispos, dom Lorenzo Baldisseri.

--------------------------------------------------------------------------------

2º Curso de Formação para Missionários do Regional Noroeste


O Regional Noroeste da CNBB (Acre, Sul do Amazonas e Rondônia) oferece a possibilidade de um período de iniciação pastoral antes e durante o exercício da missão. Do dia 05 a 18 de fevereiro, ocorrerá o 2º Curso de Formação para Missionários (as) do Regional. O objetivo do curso é aprimorar a prática pastoral para que os agentes qualificados vivam a humildade de aprender a amar, dialogar e conhecer a caminhada, superando a tentação de impor modelos próprios ou em força do nosso "serviço” ou cargo.

Nos dez dias de curso, autoridades tratarão de assuntos de suma importância episcopal. Os inscritos terão cursos e painéis sobre Historia Economia Política Social, Teologia da criação, Elementos de Teologia dos Povos Indígenas, Povos tradicionais, além das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para 2011-2015. O curso incluirá visitas aos diversificados bairros periféricos de Porto Velho, Comunidades Ribeirinhas, Casa do Índio, hidrelétricas complexo madeiras e comunidades rurais.
 
Um dos principais pontos de discussão do encontro será a fraternidade. "Procurar viver o evangelho da caridade, tecendo relações com discrição, humildade e atenção ao outro", afirmou o secretário executivo do Regional Noroeste, padre Luiz Ceppi, sobre o curso. O evento contará com docentes de qualificada capacidade e experiência, atuantes na "evangelização".

--------------------------------------------------------------------------------

Cáritas planeja ação emergencial nas regiões mais afetadas pelas chuvas


As fortes chuvas em Minas Gerais já afetaram 192 municípios, sendo que 137 decretaram situação de emergência, de acordo com o último boletim da Defesa Civil no estado. Diante desse cenário, do dia 13 a 16 de janeiro, a Cáritas Brasileira e o Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais) irão visitar as regiões mais atingidas pelas chuvas. A visita tem o objetivo de assessorar as equipes das Cáritas Diocesanas na ação, além de montar um plano emergencial para ajudar as pessoas necessitadas.

Até agora os números da chuva são impressionantes e não param de subir. Já são 46.970 pessoas desalojadas, 3.145 desabrigadas, três desaparecidas, 119 feridas e 15 mortas, totalizando 2.905.383 pessoas afetadas pelas chuvas que assolam o estado e a região sudeste. Com isso, os assessores Márcio Camargo, da Cáritas Minas Gerais, e José Magalhães, da Cáritas Brasileira, se reuniram com os parceiros locais em Leopoldina, Governador Valadares e Belo Horizonte, entre eles, pastorais sociais, comunidades, defesa civil, assistência social e outros.
 
Márcio Camargo conta que a instituição está em contato com as Cáritas Diocesanas de Leopoldina, Governador Valadares e Itabira e com a arquidiocese de Belo Horizonte, para levantar as informações da situação nas dioceses e paróquias das regiões mais afetadas. "Estamos buscando informações de como está o cadastramento das famílias, os abrigos, a atuação do poder público, se existem equipes de trabalho, quais são elas. Queremos saber a demanda real e concreta, ou seja, o que estas pessoas estão precisando agora", afirma.

--------------------------------------------------------------------------------

Diocese de Balsas sedia reunião dos bispos do Regional Nordeste 5


A diocese de Balsas (MA) foi sede da 1ª reunião, de 2012, dos bispos do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão). Estiveram presentes 15 bispos representando as 12 dioceses do Regional, entre eles, dois bispos eméritos: dom Xavier Gilles, da diocese de Viana e dom Luis D`Andrea, da diocese de Caxias.

A reunião teve início no dia 10, terça-feira e terminou sexta-feira 13. O local de acolhida foi o Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Balsas. Os bispos debateram a convivência episcopal, a partilha das experiências pastorais, a avaliação da caminhada das dioceses e do Regional e o planejamento das atividades da Igreja do Maranhão do ano em curso. No decorrer da reunião foi destinado também um espaço para os coordenadores regionais da Pastoral Familiar, das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Pastoral da Comunicação (Pascom).
 
Outros destaques nesta primeira reunião do ano foram as formulações das propostas para a realização da Assembleia das Pastorais Sociais e da 5ª Semana Social Brasileira; a acolhida dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ); a próxima Romaria da Terra e das Águas; a Campanha da Fraternidade 2013; Projeto Além Fronteiras; diaconado permanente, entre outros.
 
No dia 12, aconteceu na Catedral do Sagrado Coração de Jesus a missa de envio, que foi presidida por dom Gilberto Pastana, bispo de Imperatriz e presidente do Regional.

--------------------------------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa da CNBB
 SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
 E-mail: imprensa@cnbb.org.br
 Site: http://www.cnbb.org.br
 Tel.: (61) 2103-8313
 Fax: (61) 2103-8303 

Na galeria dos ex-presidentes
Um decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 11, inclui o nome do mineiro, Pedro Aleixo, na galeria dos ex-presidentes. “O cidadão Pedro Aleixo, vice-presidente da República impedido de exercer a Presidência em 1969, em desrespeito à Constituição Federal então em vigor, figurará na galeria dos que foram ungidos pela Nação Brasileira para a Suprema Magistratura, para todos os efeitos legais”, diz o decreto.
Em 1969, Pedro Aleixo, que era vice de Costa e Silva mesmo com a doença e morte do presidente, não assumiu o cargo. A Presidência da República passou a ser exercida por uma junta militar até a posse do general Emílio Garrastazu Médici.
Em 11 de abril de 1967, o vice-presidente Pedro Aleixo, no exercício da Presidência da República por causa de uma viagem do presidente Costa e Silva, assinou o decreto 60.581, declarando de utilidade pública a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na época, a CNBB tinha sede no Rio de Janeiro.
Pedro Aleixo, que era pai do padre jesuíta José Carlos Brandi Aleixo, nasceu em Mariana, em 1901, e morreu em 1975, em Belo Horizonte (MG).

Com base nas DGAE, Regional Sul 4 elabora Plano de Pastoral em Assembleia
A 44ª Assembleia Regional de Pastoral (ARP), do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina) iniciou hoje, 23, e uma de suas principais metas será a aprovação do Plano Regional de Pastoral, que deve nortear a ação evangelizadora da Igreja no estado. O plano é uma consequência das orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que foi aprovado na última Assembleia Geral da CNBB, em maio desse ano.
“Nós poderíamos ter feito nossas próprias diretrizes. Mas a leitura das DGAE indica que a partir dela deveríamos buscar um plano pastoral, que depois será desdobrado em programas e em projetos”, explicou o secretário executivo do Regional, padre Ademir Freitas.
A Assembleia analisa hoje o texto elaborado por uma comissão, que incluiu ao texto das DGAE, análises da realidade catarinense e propostas de prioridades de ação.
O subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco de Assis Wloch, que participa da Assembleia, se disse de acordo com os métodos do Regional. “Eu fico muito contente da forma que está sendo discutido o plano de pastoral do Regional. Isso representa o desejo de manter e aprofundar a unidade que se deve aprofundar sempre mais a Igreja no Brasil”, analisou.
Na abertura da Assembleia, o bispo de Tubarão (SC), dom Wilson Tadeu Jönck, lembrou que o Regional não é uma instância superior às dioceses e pastorais, mas é “um espaço para vivificar e partilhar a caminhada”. Para o bispo, a assembleia é um lugar em que se tomam decisões que se quer fazer em conjunto.
“Nesta Assembleia queremos nos colocar a serviço de Cristo. Que a nossa presença aqui, considerada por todos, seja uma resposta ao chamado de Cristo”, disse dom Wilson.
A Assembleia acontece em Lages (SC) até amanhã, 24, quando os 86 delegados das 10 dioceses de Santa Catarina, Pastorais, Organismos e Movimentos regionais, deverão ter definidas as atividades em comum e os critérios para elaboração do orçamento anual.

Palestras, apresentações culturais e oração marcam 7ª Arrancada Vocacional da diocese de Araçatuba
A 7ª edição da Arrancada Vocacional Diocesana de Araçatuba (SP) com o tema "Chamados a Lançar as Redes", foi marcada por palestras, apresentações culturais e momentos de oração. Participaram padres, religiosos, seminaristas e leigos (maioria jovens), vindos das quatro regiões pastorais da diocese Araçatuba.
A programação deu ênfase, principalmente, no despertar para as vocações através do testemunho vivo da fé de cada um. Os jovens da paróquia Imaculado Coração de Maria de Araçatuba (SP), Eduardo Longhini e Cyntia Mazzi, também puderam relatar sua experiência na Jornada Mundial da Juventude de Madri, junto com o papa Bento XVI.
Ao final, todos participaram da missa de encerramento, presidida pelo padre Sidney da Silva Mendonça e concelebrada pelos padres José Manoel Messias e Arnaldo Cavalheiro Neto. Os padres João Fungaro e Lauro Lopes da Silva, também estiveram no encontro.
O encontro aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Fátima, pertencente à paróquia Imaculada Conceição de Birigui (SP).

Escolas Católicas celebram o Dia Internacional da Paz em Maringá
Com o objetivo de contribuir com a construção de uma “cultura de paz”, as escolas católicas de Maringá (PR) promoveram na quarta-feira, 21, a "Manifestação das Escolas Católicas a favor de uma cultura de paz" com uma série de atividades artísticas para marcar o Dia Internacional da Paz.
As atividades aconteceram no Colégio Marista. Cada uma das sete escolas católicas (Marista, Santa Cruz, Regina Mundi, Carlos Démia, Santo Inácio, São Francisco Xavier e Lumen Christi) levaram cerca de 150 alunos. Os grupos apresentaram músicas, teatros, coreografias e danças, com a temática da paz.
Noite de Oração pela Paz
O Grupo de Diálogo Inter-religioso (GDI) de Maringá, por sua vez, promoveu na noite do mesmo dia, a Noite de Oração pela Paz, que reuniu líderes de oito diferentes religiões: Bahá’i; Budismo; Candomblé; Catolicismo; Espiritismo; Evangélicos; Islamismo e Umbanda.
O evento foi realizado no auditório Dona Guilhermina, a partir das 20h. É promovido pela oitava vez em Maringá. No intervalo de cada prece feita pelos líderes religiosos, houve apresentações do Coral Arquidiocesano de Maringá, do grupo de dança do Colégio Estadual João de Faria Pioli e do Balé do Colégio Regina Mundi.

Arquidiocese de Curitiba realiza ato de entrega dos recursos destinados à CF-2011
O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e a arquidiocese de Curitiba fizeram a entrega simbólica dos recursos financeiros disponibilizados pelo fundo às dez entidades católicas que tiveram seus projetos selecionados com as propostas relacionadas ao tema social da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”. No mesmo dia aconteceu ainda o ato de assinatura dos contratos destas entidades com o FDS.
Os recursos são arrecadados na Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos, e se destinam à Rede Arquidiocesana de Curitiba: grupos organizados (institucionalizados), associações, comunidades, paróquias, pastorais arquidiocesanas, organizações sociais, movimentos populares, fóruns, redes e entidades.
o evento contou com as presenças do arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti e do padre e coordenador do Fundo Diocesano, José Aparecido Pinto.
A lista dos projetos aprovados pelo Conselho Gestor do Fundo está disponível nos sites da arquidiocese: www.arquidiocesedecuritiba.com.br e da Ação Social do Paraná: www.asp.org.br.
Fundo Diocesano de Solidariedade
Surgiu em 1998, quando a CNBB decidiu unir a Campanha da Fraternidade à Campanha permanente de Solidariedade e realizar a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos.
Com as normas estabelecidas, 60% dos recursos arrecadados ficam na diocese e constituem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS),administrado por um Conselho Gestor Diocesano; enquanto que 40% são depositados pela diocese em uma conta corrente especifica e constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), administrado pela Cáritas Brasileira, sob a orientação do Conselho Gestor Nacional.

Abertas inscrições do 4º Curso de Formação Política para cristãos leigos
Os interessados em participar do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos, do Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara, tem até o dia 31 de outubro para se inscrever para a turma de 2012 a 2013.
A primeira parte da formação, presencial, acontece nos dias 15 a 28 de janeiro de 2012. Já a segunda será via educação à distância em janeiro de 2013.
O objetivo do curso é formar cristãos leigos para a missão política e aquisição de competência e habilitação para agir como cristãos no complexo campo da política.
Mais informações: www.cefep.org.br

Formada nova equipe da Comissão Bíblico-catequética
A nova equipe da Comissão episcopal de animação bíblico-catequética encontra-se reunida em Brasília. Além do presidente, Dom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas (RS), estão presentes os outros dois membros: Dom José Antonio Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR) e Dom Paulo Mendes Peixoto, bispo de São José do Rio Preto (SP). Com a chegada de Pe. Décio Walker, fica também constituída a dupla de assessores que já contava com Maria Cecília Rover. O principal trabalho do encontro é a elaboração de projetos que serão inseridos no Plano Quadrienal da CNBB.
Recordando: “a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética é um serviço essencial à evangelização inculturada da Igreja no Brasil. Na sua origem, dentro do espírito do plano de Pastoral de Conjunto, promovendo a ação catequética, o aprofundamento doutrinal e a reflexão teológica. Ela propõe um caminho de formação sistemática e progressiva da fé, para que as pessoas, acolhendo a palavra anunciada, vivam uma experiência pessoal e comunitária no Deus de Jesus Cristo e celebrem o Mistério da Redenção no serviço aos irmãos”.

Diretrizes do Regional Sul 2 devem ser aprovadas em Assembleia do Povo de Deus
As Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) deverão ser aprovadas de hoje a domingo, 25, durante a 32ª Assembleia do Povo de Deus, que acontece na Casa de Retiro Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba.
O encontro, cujo tema é “Por uma paróquia renovada à Luz da Verbum Domini e das diretrizes nacionais”, tem a participação do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, que assessora a Assembleia e apresenta as linhas gerais das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), com ênfase nas cinco urgências pastorais.
Participam da reunião o presidente do Regional, dom João Bosco, o vice-presidente, dom Mauro Aparecido dos Santos, o secretário, dom Rafael Biernaski, os bispos das 18 dioceses do Paraná, e a Eparquia de São João Batista para os Ucranianos, com sede em Curitiba, além dos coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, três convidados por diocese, e os coordenadores de pastorais e movimentos em âmbito do Regional.
À tarde do sábado, e a manhã do domingo, são destinadas aos trabalhos em grupos, ao plenário e a aprovação das Diretrizes do Plano de Ação Evangelizadora do Regional.
Após sua definição, o material será entregue às dioceses, pastorais e movimentos como um caminho de comunhão e unidade no trabalho de evangelização no Regional.
A Casa de Retiro Nossa Senhora do Mossunguê fica na Rua Francisco Juglair, 171, Mossunguê, Curitiba. Telefone: (41) 3279-1078.

Sub-Regional discute urgências pastorais das DGAE em Assembleia
O Sub-Regional 5 (arquidiocese de Vitória da Conquista e dioceses de Caetité, Jequié, Livramento de Nossa Senhora) realizou nos dias 16 a 18, no Centro Diocesano de Treinamento Pastoral (CDTP), de Livramento de Nossa Senhora (BA) sua Assembleia. Em pauta, as urgências pastorais das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Além disso, durante o encontro os participantes trocaram experiências de caminhada pastoral, fizeram avaliação acerca das prioridades do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), os bispos discutiram a caminhada pastoral de suas dioceses. O encontro contou com a presença dos bispos de Caetité, dom Ricardo Brusati, e de Livramento de Nossa Senhora, dom Armando Bucciol.
As reflexões sobre as DGAE foram coordenadas por dom Armando que ressaltou o objetivo geral da ação evangelizadora. Após uma reflexão ampla de cada capítulo, fez-se um trabalho em grupos com ênfase nas cinco urgências do documento: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos. Após o estudo cada diocese avaliou a sua caminhada pastoral. Deu-se destaque às ações produzidas a partir das urgências e das propostas assumidas pelo Regional âmbito da missionariedade, sustentabilidade e ação pastoral articulada.
Participaram do encontro padres, diáconos, religiosas e leigos das quatro dioceses, no total de 47 participantes. “Foi um momento bonito de integração das dioceses e de celebração da caminhada com destaque para os momentos de oração e celebração da eucaristia e a animada noite cultural”, avaliaram alguns participantes.
Como compromisso para o Sub-Regional ficou o fortalecimento da Assembleia com maior participação das dioceses, estudo sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, sobre a Iniciação à Vida Cristã e a conjuntura sócio-ambiental local.

Temas sociais e JMJ-2013 são destaques da coletiva de imprensa de encerramento do Consep
Combate à corrupção e Jornada Mundial da Juventude foram os principais temas abordados pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, em coletiva de imprensa que encerrou a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) na tarde desta quinta-feira, 22, na sede nacional da CNBB, em Brasília. Além disso, solicitado pelos jornalistas, dom Leonardo comentou sobre Reforma Política, Comissão Nacional para a Verdade, Código Florestal e Emenda Constitucional 29.
Dom Leonardo comentou a iniciativa da CNBB, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) quando as três entidades apoiaram a Marcha contra a Corrupção realizada nas comemorações de Independência no dia 7 de setembro. O tema também foi amplamente discutido no Consep, inclusive com a aprovação de uma nova nota de solidariedade e apoio às manifestações contra a corrupção.
“Não estamos preocupados apenas com a corrupção, mas com a impunidade. Essa é uma preocupação não só dos bispos, mas da OAB que tem feito manifestações bastante duras, da ABI e dos movimentos de rua; nós temos sentido que existe uma preocupação bastante grande da sociedade com relação a essa temática”.
Sobre o Projeto de Lei 7376/10 do Poder Executivo, que cria a Comissão Nacional para a Verdade, aprovado nesta quarta-feira pelo plenário da Câmara dos Deputados, dom Leonardo reconheceu a importância da Comissão para salvar o passado da nação brasileira. “Trazer a verdade é a possibilidade de salvar nosso passado. É olhar com tranqüilidade para o nosso passado e projetar o nosso futuro. Nós não podemos ignorar o nosso passado”. Sugeriu ainda como a Comissão deveria atuar para obter prestígio da sociedade brasileira. “Esse projeto deveria dar indicações, critérios para a presidente nomear essa Comissão. Não critérios para excluir, mas para que seja de peso, que seja respeitada pela sociedade”. Ao ser questionado se a CNBB estaria disposta a integrar a Comissão, dom Leonardo afirmou: “se a CNBB for chamada como instituição ela não se negará pelo bem do Brasil”.
Chegada dos símbolos da JMJ
“Muito positiva”. Foi assim que dom Leonardo avaliou a chegada dos símbolos da Jornada Mundial a Juventude, no último dia 18 de setembro, no Campo de Marte, em São Paulo. Destacou que a presença da juventude no primeiro ato em preparação à JMJ-2013 superou as expectativas da CNBB. “Não esperávamos uma participação tão grande da nossa juventude que não teve espaço suficiente para estar no Campo de Marte, em São Paulo. Foi um momento de muita vibração no acolhimento dos símbolos que o papa nos enviou para a grande peregrinação que nós queremos desenvolver até 2013”.
Reforma Política e Emenda 29
Na avaliação do secretário geral da CNBB a Reforma Política caminha a passos lentos. “A pergunta que eu me faço, como cidadão é se o Congresso Nacional é legítimo para fazer essa Reforma ou se deveríamos ter uma constituinte para fazê-la de maneira necessária”.
A respeito do Código Florestal (PLC 30/11) aprovado ontem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, dom Leonardo citou alguns pontos que têm preocupado a Conferência dos Bispos: a Amazônia, os pequenos agricultores e as Áreas de Preservação Permanentes (APPs).
Já com relação à Emenda 29, o secretário afirmou: “Considero muito importante na aprovação dessa emenda a definição do que é saúde para que o dinheiro destinado seja realmente usado para esse fim. Essa emenda poderia nos ajudar muito na definição do orçamento para o uso na saúde”, finalizou.

ENDEREÇO

Assessoria de Imprensa da CNBB
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303