10 de julho de 2009

A IMPORTANCIA DO CANTO LITURGICO

POSTO ESTA NOTÍCIA, PARA QUE TODOS SAIBAM COMO A CNBB TEM IMPLEMENTADO E ESTIMULADO A PRÁTICA DO CANTO LITÚRGICO, PELA IMPORTÂNCIA QUE O CANTO E A MÚSICA LÍTÚRGICA TÊM, ESPECIALMENTE NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA QUE É O PONTO MÁXIMO DA FÉ CRISTÃ.
Arquidiocese de Ribeirão Preto faz 3ª Semana de Liturgia
Aconteceu na arquidiocese de Ribeirão Preto, entre os dias 6 e 8, a 3ª Semana de Liturgia arquidiocesana, com o tema “Canto e a Música na Liturgia”.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB, padre José Carlos Sala, assessorou o evento. De acordo com padre Sala, a arquidiocese está realizando um trabalho de formação litúrgica para todos os agentes de pastoral, por meio de encontros, simpósios, seminários, com o objetivo de contribuir e melhorar as celebrações eucarísticas.
“Pela importância do canto e da música na liturgia, a Comissão sentiu a necessidade de tratar este assunto na 3ª Semana de Liturgia”, disse o assessor da CNBB.
Mais de 300 agentes de música litúrgica e diversos padres participaram do evento que aprofundou os temas: Música ritual, ministérios litúrgico-musicais, o canto nos tempos do ano litúrgico e o canto das partes fixas da missa, tendo como base o texto do Guia Litúrgico Pastoral (Edições CNBB).
Padre Sala destaca ainda a necessidade de dar mais sentido à música litúrgica para haver sintonia entre o momento ritual e o tempo litúrgico. “Neste tempo de dispersão no campo do canto e música litúrgica, sente-se a urgente necessidade de aprofundar o sentido, a ritualidade e a gestualidade de cada rito, além da teologia e ritualidade de cada tempo do ano litúrgico”.